Dicas

Como cuidar do seu cavalo durante o inverno

Data: 08/06/2017
Compartilhe está notícia:


O frio está chegando e alguns cuidados podem garantir a boa saúde da sua tropa durante o inverno, não importa se são estabulados ou criados a campo. Esta época traz algumas doenças com mais facilidade, como a Gripe dos Cavalos (Influenza Equina) ou ainda a adenite, conhecida como garrotilho. Veja alguns cuidados que podem minimizar os problemas durante a estação mais fria do ano…

PROVIDENCIE UM ABRIGO
É fundamental que os animais estejam protegidos do vento e da chuva. Lugares que não dispõem de estrutura fechada podem usar mato cerrado ou mesmo um quebra-vento com taquaras para exercer a função. Durante o dia os animais podem passar o dia livres, mas ficarão protegidos durante a noite.

ÁGUA DO JEITO CERTO
O frio é cruel e pode fazer com que a água esteja muito gelada pela manhã. Cavalos não bebem água muito gelada de cochos ou açudes, sendo assim, de água no galpão ou abrigo para contornar a situação.

QUAIS SÃO OS SINAIS DE DOENÇAS DA ESTAÇÃO?
Assim como nos humanos, a tosse, a coriza, a apatia e movimentos similares a espirros podem sinalizar o que está por vir. No início a coriza costuma ser clara, mas na fase da adenite, tende a ser mais espessa.

ENERGIA SEMPRE
Durante o inverno o animal precisará de pasto e rações com maior nível de energia. A energia é transformada em calor e permite que o cavalo tenha melhor controle da temperatura.

ESPORTE, PASSEIO E TRABALHO
Animais de trabalho e esporte tem maior exigÊncia nutricional e no inverno, esta demanda é ainda mais intensa para que o animal mantenha a temperatura corporal. Fique de olho também no fornecimento e ingestão de água, pois estes cavalos tendem a se desidratar mais e a tomar menos água devido ao frio.

BANHO EM DIAS FRIOS
Cavalos que são muito exigidos podem tomar banho para retirar sujeira e suor mesmo durante o inverno, mas não podem passar a noite molhados. Use o período da manhã para lavar o animal e faça isso logo após a atividade, para que tenham o dia todo para secar.

POTROS SÃO MAIS DELICADOS
Animais recém-nascidos não tem condições de manter sua temperatura estável e precisam de cuidados mais intensos. Forneça um aporte nutricional para garantir a energia necessária à sobrevivência. Nos primeiros dias, mantenha o potro abrigado, recebendo colostro e leite da mãe.


Veja Também
17/09/2016
Projeto de hospital veterinário atende de graça cavalos que puxam carroças
12/09/2016
Nutrição de cavalos – as vantagens da polpa de beterraba
25/05/2016
Cavalos idosos precisam de cuidados
17/04/2016
Cuidados com os dentes dos cavalos
15/01/2016
Como engordar seu cavalo sem gastar muito

Deixe seu comentário



Institucional

» Nossa História
» Fotógrafos Indicados
» Fale Conosco
(11) 9.9915-7385Horário: dias úteis, das 9h às 18h
Cadastre-se

» Quero me Cadastrar

Canal de Atendimento

Rede Sociais
Copyright© 2004/2017 - Mercado de Cavalos Todos os Direitos Reservados
Agência WebSide