Painel do Cliente
Cadastre seus Animais
Voltar

Notícias

16/10/2018
Destaque nas pistas de Três Tambores Belinha Flit Liuti

A égua é de uma constância incrível nas pistas e mostrou para que veio, honrando o sangue de campeões. Filha de Lider da SM, garanhão que está entre os 15 melhores do Brasil nos Três Tambores, e Bela Flit ZD, matriz consagrada do Haras Liuti, que desapareceu precocemente, deixando em Belinha Flit Liuti um legado e tanto.

“A Belinha faz parte da primeira geração de potros do Haras Liuti. Na época ainda éramos novos no meio do Quarto de Milha, criávamos pouco por ano. Logo após o falecimento da Bela, que foi a égua que nos fez ter essa grande paixão pelos Três Tambores e que na época foi o maior sofrimento para toda família, lembro como se fosse hoje”, conta emocionada Gabriella.

Os pais dela chegaram em casa, após a cirurgia, na qual ela morreu durante o procedimento. “Meus pais choravam, eu e meus irmãos também. Depois do nascimento da Belinha e do Luffy, que foram os dois filhos que ficaram da Bela, pois não tivemos tempo de tirar mais embriões, animamos novamente. Graças a Deus ambos se tornaram muito bons, principalmente a Belinha, que é o clone de alma da mãe dela, somos muito gratos”.

Belinha Flit é uma égua que gosta do que faz e quando entra em pista não tem para ninguém. Sua garra e determinação são admiráveis, além de ter formado um conjunto harmonioso com Gabriella em sua sela.

“Costumo dizer que a Belinha é uma égua de coração gigante. Eu sinto e sei o esforço dela e o quanto ela gosta do que faz. É uma égua que nunca precisou nem ao menos de usar espora, ou qualquer tipo de correção. Ela faz por instinto próprio, parece que nasceu com o dom. E como dito anteriormente, ela é do mesmo jeitinho que a mãe dela era, parece que a Bela voltou, mas em outro corpo”, salienta Gabriella.

A atleta foi iniciada no tambor por Edgar Ribeiro de Almeida, depois foi treinada pelo Ronildo Filho. Na sequência, e até hoje, está com o Ademir Pereira, treinador do Haras Liuti que fez um trabalho dedicado a prepara-la para a sela de sua proprietária.

“Sou muito grata a ele pelos resultados que tenho com ela, foi ele quem se preocupou em deixá-la apta para eu montar, de uma forma com que fosse mais fácil para mim. Tivemos paciência e depois de um bom tempo acertamos, mas nunca desistimos. Dando uma atenção especial também ao seu esforço com todos os nossos cavalos, que da mesma forma que deixou a Belinha apta a mim, deixou todos os nossos cavalo do mesmo jeito”, agradece ao seu treinador.

Belinha Flit Liuti soma ganhos de R$65.878,00 em prêmios pelo SGP Sistema até o momento, tendo diversos títulos em sua carreira, inclusive com quatro tempos na casa dos 16 segundos e os projetos para ela é continuar em pista e ir para a reprodução dando continuidade a essa genética.

“Gostaria de agradecer imensamente a minha família, nós sempre fomos e somos muito unidos, todos nós amamos os cavalos. Não sabemos viver sem esses animais, eles fazem parte da nossa vida. Meus pais sempre nos incentivaram muito a competir, a treinar, mesmo nas fases que não vamos bem, sempre temos o apoio incondicional deles. Gostaria de agradecer também a toda equipe do Haras Liuti, cada pessoa que trabalha em casa faz um trabalho maravilhoso, independente do que seja, é essencial para o resultado que estamos tendo nas pistas, por fim e não menos importante, a todas as pessoas queridas que torcem por nós”, finaliza Gabriella.

Haras Liuti

O Haras Liuti foi construído em 2007. A família começou no Hipismo em 2006, porém Roberto e Mary Liuti queriam que os filhos montassem em casa ao invés de irem para outros lugares, então o local que era apenas um sítio, se transformou no Haras.  E logo o Quarto de Milha foi inserido na vida deles pararam de saltar e ficaram apenas no Tambor.

“Viciamos pelo mesmo motivo que as pessoas que entram nesse meio, normalmente ficam. Pela emoção que é proporcionada, pela competitividade saudável, pelas pessoas que podemos considerar como a família do cavalo que temos tanto carinho. É um mundo mágico, o que foge da nossa realidade de vida, é o que nos dá mais prazer. Nós trocamos qualquer viagem por uma prova”, conta Gabriella.

O Haras é representado em pista por dois jovens amadores: Gabriella Liuti e Victor Liuti, que já conquistaram um currículo de peso levando o Haras Liuti a reconhecimento nacional, entre eles: Congresso ABQM, Nacional ABQM, Copa dos Campeões ABQM, Potro do Futuro, Grand Prix Haras Raphaela, Copa WV, Copa Brasil, títulos e campeonatos regionais, entre outros.

E tudo isso não se conquista só, para isso o Haras Liuti tem uma equipe de profissionais dedicados, formada por:  Ademir – treinador, Claudemir – gerente, Fran e Jhow – manejo, Fiíca e Ademara – manutenção, Thainá – ajudante, Dra. Vanessa – fisioterapeuta, Dr. Alfredo Pocci – veterinário esportivo, Dr. Caio –  clínico geral e reprodução, Dr. Thiago Salício – reprodução, Túlio – Podólogo e Guilherme – ferreiro.

Os projetos do Haras Liuti são continuar com uma produção de qualidade, animais para amadores e reproduzir suas principais éguas com garanhões de renome e genéticas comprovadas.

“Nossa pretensão é de continuar o foco em animais para as competições e com resultados significantes nas categorias amadoras. O nosso foco não é resultado em categorias abertas, nós gostamos de ter presença em pista e de resultados para nós mesmos. Temos a nossa pequena reprodução anual e continuaremos na criação das nossas melhores éguas, temos um enorme prazer em criar e ter a satisfação de ver os nossos potros nas pistas um dia.”

Por Verônica Formigoni
Fotos: Fernando Castelhano

Parceiros

Veja Também

Copyright© 2004/2024 - Mercado de Cavalos Todos os Direitos Reservados
Agência WebSide