Painel do Cliente
Cadastre seus Animais
Voltar

Notícias

13/10/2018
Animais ajudam em terapias de reabilitação de pacientes em Caratinga

Existem vários benefícios da relação do homem com os animais, mas o que muita gente ainda não sabe é que a companhia dos pets pode auxiliar no tratamento de reabilitação de pessoas com problemas de saúde físicos e mentais, por meio da Terapia Assistida por Animais (TAA). O método alternativo de terapia ainda não é muito popular, mas existem diversos estudos científicos atestando sua eficácia. 

Em Caratinga, o centro de reabilitação de uma fundação educacional atende pacientes através da TAA desde outubro de 2015. O local oferece a equoterapia, onde é utilizado cavalo mangalarga marchador, e a pet terapia, com cães e gatos. "O centro de reabilitação conta com 10 profissionais envolvidos, sendo dois psicólogos, dois fisioterapeutas, um enfermeiro, um veterinário, um equitador, um adestrador e dois guias", explica a coordenadora do projeto, a fisioterapeuta Juliana Carvalho Reis.

Os animais utilizados na pet terapia não tinham lar e foram recolhidos das ruas para ajudar no tratamento de reabilitação dos pacientes. "Nossos cães e gatos terapeutas são animais que se encontravam em situação de abandono e maus-tratos. Eles foram resgatados, cuidados pelos veterinários do centro de reabilitação e adestrados para participar das terapias. No fim do tratamento, os cães e os gatos ficam disponíveis para adoção pelos pacientes e outros são resgatados para substituí-los", diz Juliana. 

Cuidados com os animais 

De acordo com uma das veterinárias do projeto, Vanessa Theodoro Rezende, atualmente o centro de reabilitação em Caratinga conta com 16 equinos, 12 cães e seis gatos, que recebem cuidados especiais para ajudar os pacientes. 

"Todos os animais foram resgatados aqui na região de Caratinga. Eles foram castrados pelo nosso hospital veterinário e passaram por adestramento para serem aptos a terapia. Os animais resgatados fizeram um check up completo e os que tinham alguma doença foram tratados. Eles também receberam vacinação e vermífugos adequados para cada espécie", explica Vanessa.

Os animais têm áreas específicas dentro do centro de reabilitação e ganham tratamento de acordo com a espécie. "Os cães ficam em um canil e os gatos ficam em um gatil, eles são alimentados com ração super premium. Os locais foram construídos seguindo normas de bem-estar animal, então possuem sombra e espaço adequados, além de atividades interativas para os animais. Já os equinos, ficam em piquetes, onde recebem ração, minerais e feno, eles também possuem espaço e piquetes adequados para o bem-estar dos animais, com sombra e espaço para correrem. Os cães e equinos tomam banho semanalmente", conta a veterinária.

Apesar de cumprirem algumas tarefas, a veterinária garante que os animais não trabalham pesado e que não são tratados de uma forma que os deixe tensos. "Todos os animais tem escala de trabalho, para não sobrecarregar. Os equinos ainda tem ferrageamento e casqueamento constantes, para correção de aprumos e conforto ao caminhar. Todo animal antes de ir para terapia é avaliado pelo veterinário, para ver se ele tem realmente condições de trabalhar", afirma Vanessa.

Em relação ao treinamento, ela explica que o enfoque é ensiná-los alguns truques e o comportamento adequado para ajudar na terapia. "O adestramento é para torná-los mais dóceis e receptivos aos humanos. Em cães ensinamos truques como deitar, sentar, dar patinha e pegar a bolinha. E o adestramento também é focado para que o animal não se assuste com os movimentos feitos pelo praticante e o profissional. Sempre utilizando o princípio de doma racional, não usamos chicotes, esporas, não batemos e nem nada do tipo", diz a veterinária.

Benefícios para os pacientes 

Cerca de 100 pessoas são atendidas atualmente, a estimativa da coordenadora do projeto é de que desde a sua criação, já tenham sido atendidas mais de 200 pessoas.

"O Centro é aberto a toda pessoa que tem interesse nesse tipo de terapia. Pode vir encaminhado por algum médico, pela escola ou mesmo por interesse próprio ou da família. Temos uma equipe multidisciplinar que, em conjunto, avalia as necessidades do indivíduo e estabelece o que será trabalhado na TAA e equoterapia em prol da reabilitação de cada paciente. Cada paciente é abordado em sua necessidade especifica. De tal forma, com alguns trabalhamos as emoções, com outras regras a serem seguidas, ou a comunicação e interação com o outro e o ambiente", afirma Juliana.

Um dos pacientes da equoterapia, Edcarlos Marques de Souza, de 30 anos, sofreu um acidente de carro em 2007 e chegou a ficar 70 dias em coma e quase três anos acamado. "Eu faço o tratamento, toda semana e consegui melhorar muito meu equilíbrio. Eu participei do campeonato de equitação do centro de reabilitação com outros pacientes em junho deste ano, por exemplo, e fiquei em terceiro lugar", conta Edcarlos.

A fisioterapeuta explica que existem várias melhorias para os pacientes que realizam a TAA. "Os benefícios são físicos e mentais. Através TAA, utilizando o animal como um motivador, trabalhamos aquisições motoras como rolar, passar de sentado para de pé, manter-se de pé com equilíbrio, andar, correr, pular, e assim por diante. E também habilidades mentais relacionadas aos transtornos de humor, como por exemplo depressão e ansiedade, transtornos do comportamento, déficit de atenção e hiperatividade, espectro autista, entre outros", explica Juliana.

O centro de reabilitação fica no Km 525 da BR-116, no Bairro das Graças, em Caratinga. Outras informações sobre o atendimento podem ser obtidas pelo telefone: (33) 3329-4525.

Parceiros

Veja Também

Copyright© 2004/2024 - Mercado de Cavalos Todos os Direitos Reservados
Agência WebSide