Painel do Cliente
Cadastre seus Animais
Voltar

Notícias

15/10/2018
Projeto Thomás precisa de apoio financeiro

Há dois anos, a Associação Clarear iniciou um trabalho com três crianças com deficiência. “Na época nosso trabalho era com equitação, mas a procura dos pais para fazer um tratamento mais específico utilizando cavalos foi tão positiva que passamos a fazer equoterapia e a denominá-lo como Projeto Thomás”, afirma uma das integrantes da associação, Maria Cecília Souza Vale.

Esse trabalho, que sempre atendeu gratuitamente o público infantil, agora tem pouco mais de 50 crianças e, praticamente, o dobro em uma lista de espera.

Maria Cecília lembra também que para manter a iniciativa, a Clarear está precisando do incentivo da população. “Temos dois fisioterapeutas, duas zootecnistas e outras duas pessoas que cuidam dos seis cavalos para a equoterapia. Nossa despesa é muito elevada e estamos precisando de recursos para continuarmos funcionando”, disse.

Ainda conforme a integrante da associação, eles precisam de cerca de 500 doadores. “Se cada pessoa puder ajudar com o valor de R$35 por mês durante 12 meses, conseguiríamos arcar com as despesas das crianças. É um tratamento muito longo, mas o resultado é incrível”, relata.

Quem tiver interesse em colaborar basta entrar em contato pelos telefones (0**32) 3372-5809 ou 9 8887-5055 ou ainda 9 8817-1404 e passar os dados para fazer o boleto. Mesmo com a ideia de uma taxa mensal fixa, Maria Cecília afirma que não é uma obrigatoriedade e que qualquer ajuda é bem-vinda.

Benefício

As pessoas que fazem equoterapia apresentam melhorias físicas, psicológicas, educacionais e sociais. De acordo com pesquisas científicas, o cavalo estimula o sistema nervoso central e a equoterapia trabalha o equilíbrio e a coordenação motora, provocando mobilizações músculo-articular-esqueléticas.

Esses estudos relatam também que o convívio com animais auxilia no tratamento, já que a relação de afeto com ele propicia a descoberta de novos caminhos.

Quanto ao tratamento de pessoas com alguma deficiência física ou cerebral, a equoterapia traz benefícios como a melhoria do equilíbrio e da postura; o desenvolvimento da coordenação motora; o estímulo da sensibilidade tátil, visual e auditiva; a melhoria do tônus muscular; o aumento da força muscular; o desenvolvimento da motricidade fina; o aumento da autoestima e da autoconfiança; dentre outros.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei
Foto: Bráulio Nolasco / Vita Del- Rei / Divulgação

Parceiros

Veja Também

Copyright© 2004/2024 - Mercado de Cavalos Todos os Direitos Reservados
Agência WebSide